domingo, 2 de dezembro de 2012

Escolhas versus desculpas

Por vezes penso que no que seria de mim, se aqui a uns anos tivesse escolhido outro caminho.
Será que estaria a viver de uma maneira mais pacifica, ou provavelmente estaria ainda pior. Este tipo de dúvida atinge qualquer pessoa, que por alguma situação a vida começa a ficar-lhe penosa. É fácil pensar na possibilidade de algo melhor quando temos pela frente um problema que deriva da vida que escolhemos, e aí começamos a fazer o seguinte exercício mental: se eu tivesse feito isto ou se tivesse dito aquilo...agora não tinha isto e não me acontecia assim desta maneira.
Podíamos prolongar o exercício durante o tempo que quiséssemos, mas a pura das verdades, é que as coisas que nos acontecem não são a consequência das nossas escolhas. Mas sim o resultado da maneira como vivemos as nossas opções.
Nunca devemos seguir por um caminho por pensar que é o melhor, mas sim porque é o caminho que queremos seguir. E por isso, todas as coisas que nos acontecem durante o seu percurso, serem da responsabilidade de uma escolha nossa. Escolher outro caminho, mesmo com possibilidades de correr melhor, não evitaria os possíveis problemas. E tínhamos de viver com essa decisão, que à partida era a melhor.
O que me acontece agora, é e será sempre o resultado de uma decisão do meu presente e nunca por uma escolha do meu passado.
Por isso, quando tenho de enfrentar algo que me dê mais trabalho a resolver, nunca poderei me desculpar por optar viver assim. Mas sim, por viver a vida que escolhi sem dar tudo o que consigo.
Saber que poder também é querer, então eu quero viver esta vida porque posso ser feliz.
E feliz daquele que a vida deixa uma porta por abrir...

Sem comentários:

Enviar um comentário