terça-feira, 20 de novembro de 2012

Por vezes dar os parabens

Por vezes dar os parabéns, pode significar que não estamos a querer bem a alguém.
É estúpido!
Acredito mais que não devemos é perguntar a alguém que não anda bem, como é que estão as coisas. Isso para mim significa, sim que nos querem enterrar mais do que já estamos. Quando dou os parabéns a alguém, ou é porque faz anos, ou porque lhe aconteceu algo de bom. Mas quando a pessoa é desconfiada, insegura, mesquinha, etc. Isso pode significar que quando lhe estou a dar os parabéns quando faz anos, ele pensa que as pessoas podem querer que ele lhes pague algo. Quando acontece algo de bom a essa pessoa o sentido das felicitações seja invertido. “ Olha! Está é com ciúmes, e agora quer-me f....!
” Essas pessoas não conseguem libertar a sua personalidade porque estão sempre a pensar, preocupados até com o que os outros pensam deles.
A virtude da resposta não está no facto de ela responder a uma pergunta importante. Mas sim no sentido da oportunidade, isto quer dizer: quando se faz uma pergunta, não esperando a resposta, mas sim na esperança de fazer a contra pergunta (Esta sim, a pergunta!). De certeza que quando não se responde a contra pergunta, o sentimento de derrota é total. Dizemos que: - Fiquei sem resposta! Mas quando se responde a contra pergunta dando a possibilidade de se ter de fazer uma nova contra pergunta, então a virtude de responder é visível.
Isto diz que uma boa resposta pode ser uma possível pergunta.
Não pensemos pois que num bom dialogo, este tipo de situação é saudável para este belo acto de comunicar. Mas se conseguimos analisar um dialogo enquanto participantes, estamos sempre a ficar com a sensação que o outro quer saber mais do que por ali é falado. E é ai que vão aparecendo as tais perguntas, que nos fazem calar.
A resposta existe, ela pode ser dada. Mas dando ou não, estamos sempre derrotados. Bem! Até podemos passar de derrotados a vitoriosos, através de respostas sugestivas que levem a perguntas seguidas, no sentindo de mudar o rumo do assunto.
E tudo isto porque quando alguém faz anos, lhe dou os parabéns..

Sem comentários:

Enviar um comentário