domingo, 18 de novembro de 2012

Liberdade

É mais fácil estar dentro de um grupo do que fora. A protecção que oferece a força desse mesmo grupo, leva a que nós queiramos fazer parte dele. O problema é quando esse grupo nos faz perder a nossa identificação como seres humanos.
Se sentirmos que estamos a perder aquilo que somos dentro de um grupo.
Queremos sair!
Mas desligar completamente com a maneira de pensar daquela união de mentes sem individualidade, dependentes umas das outras ou de um líder. Não é tarefa fácil. Porque ou saímos...
ou fazemos parte...
Se queremos andar perto e sentir a protecção desse grupo para quando precisarmos, o que vai acontecer é que o mesmo não aceite...
Não existe individualidade numa situação em que a força do conjunto é dada pela união das várias mentes numa só maneira de pensar. É muito utópico pensar que um individuo numa sociedade possa ser livre, quando as regras da mesmo o condicionam. Essa liberdade que se vende numa sociedade é apenas aquela que se pode ter no espaço vazio que as leis de uma sociedade criam.
Quando se é livre...é poder sentir que não temos limites.
Mas nunca podemos ser completamente livres...
ou porque não se consegue...
ou porque levava a uma situação de caos total.
A liberdade deve ser conquistada e depois trabalhada, para se conseguir ser feliz.
O limite para se ser livre é que não podemos ser felizes a fazer os outros infelizes. Quando trabalhamos a liberdade o principio básico passa pelo respeito da individualidade do próximo e conseguirmos conquistar a liberdade,sem com isso prender os outros. Temos é que pensar em ser livres sem sentir que não o estamos a ser. Ninguém pode pensar que é livre mas que está preso a alguma coisa.
Ser livre e estar dependente de algo é possível...
Basta queremos que o que nos prende, seja o limite da nossa liberdade. Quando casamos não nos estamos a prender, mas sim a limitar a nossa liberdade. Quando estamos a trabalhar, estamos a criar condições para nos sentirmos livres. Nem que seja à espera da hora de saída do trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário