terça-feira, 20 de novembro de 2012

Flores e primavera

No primeiro fim de semana de Maio fui ao Minho, e reparei durante o tempo que lá estive que as pessoas punham flores na frente dos carros. Achei curioso...o colega meu disse-me que podia ser de uma festa local. Mas não me convenceu muito e continuei a reparar que também havia flores nas portas das casas. Fiquei bastante curioso o que me levou a pesquisar o porquê desta situação.






"Com a entrada do mês de Maio, enfeitam-se de giestas floridas as janelas das casas nas vilas e aldeias do Minho anunciando a chegada da Primavera em todo o seu esplendor e, com ela as flores que contribuem para alegrar a nossa existência, perfumar e dar colorido ao ambiente que nos rodeia.
São as maias feitas de ramos de giestas com as suas flores amarelas as quais, por tradição, são colocadas nas portas e carros agrícolas, constituindo este costume uma forma de celebrar o renascimento da vida vegetal.
No concelho de Caminha, em pleno Alto Minho, uma das localidades onde a festa é vivida com mais intensidade, as giestas floridas aparecem em todos os sítios, incluindo nos veículos que transitam na via pública."

Sem comentários:

Enviar um comentário